Paulistão finalmente vai começar

abril 22, 2013 at 6:33 pm Deixe um comentário

O Campeonato Paulista já valeu o mundo. Prova disso é a importância que o Corinthians e sua torcida dão à conquista de 1977. O clube vinha de uma fila de 23 anos sem qualquer conquista. É verdade que o time ganhou um desorganizado Rio-São Paulo de 1966, mas foi um título em conjunto com Vasco, Santos e Botafogo, pois o torneio foi encerrado antes do esperado naquele ano de Copa do Mundo.

Ontem terminou a longa e entediante primeira fase, disputada por 20 equipes, algumas com média de público horrível e sem futebol que justifique mais gente nos estádios. Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras sempre começam como favoritos. A dúvida inicial era a respeito dos quatro que fariam companhia aos gigantes na fase derradeira. Ponte Preta era boa aposta pela fase recente do clube, mantido na primeira divisão do campeonato nacional. Outra boa aposta era o Mogi Mirim, vindo de uma classificação para as finais estaduais no ano passado, além de um acesso à série C nacional, confirmado no segundo semestre de um bom ano do Sapão. Essas duas apostas se confirmaram.

Para as outras duas vagas, seria normal uma aposta em Oeste, Bragantino, Mirassol ou Linense. O Guarani fez um péssimo Brasileirão na série B, caiu para a terceirona e vinha de mal a pior com suas finanças. Certamente eu chutaria Bragantino e Oeste, ambos garantidos na série B nacional em 2013. O Braga até flertou com uma vaga no G-8 em determinado momento do Paulistão, perdendo o gás na reta de chegada. O Oeste, por sua vez, lutou do início ao fim contra um rebaixamento que bateu à sua porta durante as 19 rodadas. O time chega sem uma formação promissora para disputar pela primeira vez a segunda divisão do Brasileirão, junto com o gigante Palmeiras e equipes de poderio mediano no cenário nacional, como Sport, Paraná, Figueirense e Ceará.

No final das contas, as duas vagas foram preenchidas de forma surpreendente por Botafogo de Ribeirão Preto e Penapolense. Pelo que fez no ano passado, ficando a um ponto do rebaixamento no Paulistão, nada levava a crer que o Pantera fosse surpreender, mas o time tricolor da Califórnia Brasileira figurou entre os oito primeiros do começo ao fim da interminável primeira fase.

O Penapolense também foi uma grata surpresa. O time venceu por 3 a 2 o Palmeiras, em pleno Pacaembu. No mesmo estádio, semanas depois, foi o Corinthians que suou pra empatar com o surpreendente Penapolense. A notícia ruim é que o clube enfrentará nas oitavas-de-final o São Paulo, que venceu o time interiorano em Penápolis, por 2 a 0. Com uma única partida no Morumbi, já nesta semana, o time vai precisar de muita sorte e competência pra avançar, coisa na qual nem os mais ferrenhos torcedores parecem acreditar.

Os outros três duelos em jogo único são Santos X Palmeiras, na Vila Belmiro; Mogi Mirim X Botafogo, em Mogi; e Ponte Preta X Corinthians, em Campinas. O Sapão é favorito em casa, contra o Pantera. Não há vantagem do empate para ninguém, mas o Mogi se apresenta com a segunda melhor campanha da primeira fase, sendo superado apenas pelo São Paulo.

Os duelos mais parelhos serão jogados na Baixada Santista e em Campinas. O Palmeiras tem a credencial de muitas vezes surpreender na Vila Belmiro. O time aguerrido que emergiu da desastrosa partida de Mirassol patinou na última semana, com duas derrotas. Só que ninguém dá o Santos como finalista de véspera. Vai ser preciso muito futebol de Neymar, Montillo, André e Cícero para superar os raçudos do Palestra Itália. Leandro está em grande fase, tendo sido convocado por Felipão, e os volantes estão fazendo bonito para honrar o hino, que fala sobre a defesa que ninguém passa. Aposto no Santos, mas por mero palpite.

Por último, o Corinthians aparece com ligeiro favoritismo diante da Ponte Preta. Com um elenco melhor e em ritmo de decisão, o Timão vem de conquistas que o credenciam a pressionar um pouco o time da Macaca, mesmo dentro do Majestoso. Juca Kfouri pergunta na CBN se terá chegado a hora de a Ponte Preta finalmente comemorar um título, depois de 113 anos? Os corinthianos acham que não, mas a Ponte manteve a ponta da tabela durante boa parte da primeira fase, perdendo gás na reta final. Nas últimas 7 rodadas, o clube ganhou 12 pontos de 21 possíveis, tendo conquistado apenas uma vitória nos quatro últimos jogos. Por outro lado, o time chega com a defesa menos vazada da competição, além do vice-artilheiro, o goleador William Batoré, ex-Santos. Não está grande a vantagem do Corinthians, mas ela existe e precisará ser confirmada dentro de campo.

Se os favoritos absolutos e ligeiros favoritos confirmarem a teoria, São Paulo e Corinthians disputarão uma eletrizante semifinal no Morumbi, em jogo único, certamente com os quase 70 mil lugares ocupados. A outra semifinal tende a ser Mogi Mirim e Santos, no Romildão, estádio cujo nome é uma homenagem ao pai de Rivado, cria do Mogi Mirim e ídolo de Corinthians, Palmeiras, La Coruña e Barcelona, além de grande craque da Copa do Mundo de 2002, ao lado de Ronaldo Fenômeno. O craque, atual presidente do Sapão da Mogiana e atleta do São Caetano, sonha em receber o Peixe de Neymar para uma semifinal histórica na cidade com cerca de 80 mil habitantes. Isso veremos neste fim de semana, em que finalmente o arrastado campeonato vai começar pra valer.

 

Anúncios

Entry filed under: Campeonatos Estaduais.

Reta final da primeira fase da Libertadores Jorge, mais que um nome

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2013
S T Q Q S S D
« mar   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: